O objetivo deste blog é divulgar os projetos realizados na E.E.B. São João
e esclarecer eventuais dúvidas sobre os assuntos que serão abordados.

Soletrando




I Concurso Soletrando 2012

Regulamento Soletrando 2012
1-Definição do Concurso
Soletrando” será um concurso desenvolvido neste 1º semestre com alunos do Ensino Fundamental I / II (4º ano a 8ª série) e Ensino Médio. Tomamos por base o quadro intitulado Soletrando do Programa Caldeirão do Huck e iremos desenvolver, junto com os alunos, esta proposta pedagógica.
2- Justificativa
A proposta para a realização deste concurso surgiu devido o sucesso que este teve e da observação de uma enorme deficiência por parte dos alunos com relação a escrita e acentuação.
Certamente, a efetivação desse concurso irá contribuir de forma positiva para uma melhor aprendizagem dos alunos, pois acreditamos que a educação é um processo que se efetiva através de atividades que desperte a criatividade e participação ativa dos alunos.
3-Objetivos:
-Objetivo Geral- dinamizar e tornar mais lúdico o ensino-aprendizagem, além de levar os educando a conhecerem e aprenderem as regras ortográficas da nossa língua.
-Objetivos Específicos:
Favorecer entre os educandos o desejo pela leitura e a escrita correta.
Ampliar os conhecimentos como grafar e acentuar as palavras.
Sensibilizar a importância da regra ortográfica.
4- Regras
O objetivo deste conjunto de regras é unificar o concurso, dando hipóteses iguais a alunos de todas os níveis de escolaridade.
SOLETRAÇÃO:
Todos os concorrentes devem acompanhar a competição juntos. Ninguém pode falar com os concorrentes durante a competição.
A fonte de consulta será única, um banco de palavras disponível no site do Colégio. (sugerimos o Dicionário de Língua Portuguesa ........... ou ............, para procurar o significado e classificação das palavras.)
O aluno da vez tem que, obrigatoriamente:
1.Repetir a palavra dita
2. Soletrar
3. Repetir novamente a palavra – indicando que terminou a soletração.
Se o aluno errar alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen, etc., a soletração será considerada errada.
Antes de começar a soletração, o aluno pode pedir aos professores os seguintes benefícios:

1. Definição
2. Aplicação da palavra numa frase
Depois de iniciada a soletração é proibido corrigir qualquer letra. O aluno pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma letra que já tenha dito.
Se numa mesma rodada os alunos da vez acertarem ou errarem a soletração das suas palavras, uma nova rodada é iniciada.

TEMPO DE SOLETRAÇÃO:
O concorrente deve soletrar a palavra em, no máximo, 2 minutos, tempo que começa a valer quando o organizador pronuncia a palavra.

Se, aos 30 segundos de terminar o tempo, o concorrente ainda não tiver começado a soletrar o organizador deve avisá-lo oralmente que ele está entrando no Tempo Final.

Se o candidato começar a soletrar a palavra ao ouvir o alerta de que os 2 minutos estão expirando, o organizador vai deixar que o candidato complete a soletração, desde que ele faça isso num ritmo razoável.

5 - Níveis
Teremos três níveis:
  1. Alunos do 4º ano ao 6º ano
  2. Alunos da 7ª série a 8ª série, inclusive a turma do Fluxo
  3. Alunos do ensino médio

6 - Etapas do concurso
O concurso será realizado em 2 etapas:
1ª etapa (02/04/2012) - Disputa realizada em sala de aula entre todos alunos, onde apenas dois integrante da sala passarão para a final;
2ª etapa (14/04/2012) – Final – Disputa pelo prêmio entre os finalistas de cada turma.

- Os três finalistas, sendo 1 de cada nível receberão prêmio.